Jogos para 2 Jogadores

Retrato de pringi

Apesar de gostar bastante de jogos para 3 ou mais jogadores, por vezes não se consegue reunir pessoal suficiente para jogar. Ás vezes acontece também que alguém tem de ficar de fora pois o número máximo de jogadores foi atingido.

Assim sendo gostava de ter mais jogos para 2 jogadores. Neste momento tenho apenas o Black Box+ que recomendo vivamente para quem goste desse tipo de jogos.

Pedia então conselhos sobre que jogos bons andam por aí para apenas 2 jogadores.

Obrigado Laughing

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.
Retrato de Asur

Battleline

Do alto da minha limitada experiência, o meu favorito até agora é mesmo o battleline.

Jogos mais longos: manoeuvre, memoir44, war of the ring, goa, pandemic...

http://boardgamegeek.com/geeklist/24748

Retrato de JohnnyBeGood

Mais alguns...

- Carcassonne é sempre um jogo a ter em conta a 2 (se possível com 2 expansões: Inns & Cathedrals e Traders & Builders)

- Ingenious

- Aton

- Fjords

- Crossin' Colors (eheheh)

- Lost Cities

- Shazamm!

Só alguns...

Retrato de hugo_pereira_pt

Dvonn - comprei e gostei

Dvonn - comprei e gostei bastante :)

Hive - já joguei gostei, agora falta-me conseguir comprar o jogo (está esgotado na planetongames...)

-------------------
Hugo Pereira

Retrato de pringi

Quando é que editas o

Quando é que editas o Crossin' Colors?

Só ainda há bocado é que percebi que era uma criação tua.

Não consigo é encontrar o Shazamm! em nenhuma loja.

Onde é que consigo arranjar esse jogo?

Retrato de JohnnyBeGood

Por enquanto o Crossin'

Por enquanto o Crossin' Colors é a pedido e no mesmo formato que vês nas fotos (o preço poderá não ser convidativo 15€ + portes - precisamente por ser feito à unidade)

O shazamm! poderá não estar à venda, mas tens o En Garde que funciona da mesma forma com outro tema.

Retrato de pringi

Devias colocar essa

Devias colocar essa informação no BGG. Assim poderás receber mais encomendas Wink

Se eu encomendar um jogo, o que vier vem como o que se vê nas fotos?

E os portes é quanto?

Mais 1 para 2

Mr. Jack.  - Polícias e mauzão na Londres do Sec XIX. 

Retrato de Dugy

Algo mais...

O Pandemic é muito bom, até porque escala bem de 2 a 4 jogadores e tem imensa rejogabilidade.

Outra opção, mais pesada, é o Caylus. Torna-se muito estratégico, pois hà mais opções para alocar trabalhadores.

Tens ainda o Tigris & Euphrates. Fácil de aprender, difícel de dominar.

O Samurai é uma excelente opção. Também escala muito bem de 2 a 4.

Tinha de falar do meu favorito Power Grid. Não é a melhor opção para se jogar a dois, mas é um portento de jogo que merece ser jogado nem que seja a solo...

Espero que as dicas sejam úteis, ressalvando que partem de gostos pessoais e não de todo o panorama de boardgames.

Abraço

Retrato de Asur

Power Grid

Já experimentaste a dois? Não achei graça nenhuma. Não consegui perceber como o leilão é suposto funcionar...

Mas é um grande jogo, o nosso funkenschlag.

Retrato de Dugy

Cuidado

Sim, já joguei online. E perdi...

Dou-te 4 razões que fazem o jogo bastante equilibrado a 2:

- podes ter 4 indústrias energéticas ao invés das 3, também porque será necessário "iluminar" mais cidades (10 e 21);

- o desempate na ordem do turno ocorre pela indústria mais alta (só refiro isto porque, apesar de ser o normal, tem primordial importância a 2 onde os empates no n.º de cidades é frequente);

- a reposição de recursos no mercado é diferente (menor, como seria óbvio);

- só jogas em 3 áreas (aqui, encontras o "cerne" de toda a estratégia).

Lógico que o leilão ganha outra dimensão a 4, 5 ou a 6, mas mesmo assim, pelos motivos assim referidos, não deixa de ser um "enorme" jogo mesmo jogado a dois.

E dou-te uma razão final: não há "kingmakers"! Laughing

Abraço

Retrato de Asur

Pois...

Para mim o principal problema foi o leilão. Provavelmente não percebi algo bem, mas corri o manual e não encontrei a solução. Só experimentei uma vez.

Temos o mercado: qd primeiro é leiloado, segundo a escolher é levado pelo valor mínimo, não é? Isto não leva a um desiquilíbrio? O que ficar com a primeira planta tem de lutar num leilão, enquanto o segundo, é só pegar.

Enfim, digo eu.

abraço ;)

Edit: PS - 75% (150 de 200) dos utilizadores no Bgg não recomendam o jogo para dois.

Retrato de Dugy

Exacto

Dugy escreveu:

Tinha de falar do meu favorito Power Grid. Não é a melhor opção para se jogar a dois

Poderás ter uma indústria energética que interesse a ambos... Tongue out

Mas não é, como aliás já tinha referido, o melhor jogo para se jogar a dois. É... jogável.

Abraço

Retrato de Asur

Ok. =)

Sabes qual se joga mesmo bem a dois, Eduardo? Agricola. Nesta quinta. Wink

Retrato de Mallgur

Só dois?

Eh, pá! Olha que eu tenho que conhecer novidades para poder ajudar à eleição do jogo do ano. Já agora, preciso de alguém para testar umas partidas de Manoeuvre...

Até quinta!

Retrato de Asur

Eu experimento o Manoeuvre.

Eu experimento o Manoeuvre. =)

E pois claro q dá para mais que dois. Tongue out

Retrato de pringi

Todas as dicas são úteis.

Todas as dicas são úteis. É claro que os gostos pessoais influeciam as escolhas.

De todos os jogos que disseste, só não sei a qual Samurai te referes. No BGG existem várias hipóteses...

Obrigado pelas dicas :-)

Retrato de Asur

este

Retrato de Firepigeon

Alguns:

qq um excelente a dois!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Retrato de pringi

Obrigado a todos

Obrigado a todos pelas dicas.

Tenho aqui um manancial de jogos onde gastar uns valentes euros... :-)

Se souberem de mais, continuem a colocar. :-)

Retrato de Firepigeon

Nao digas isso

[quote=pringiSe souberem de mais, continuem a colocar. :-)

Não sabes no que te metes!! LOL

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Retrato de pringi

LOL

É o que dá escrever sem pensar Laughing

Retrato de larkin10

Os meus 0.02€

Neste momento recomendo:

Retrato de Firepigeon

Muito bons

larkin10 escreveu:

Neste momento recomendo:

O CC:E é simplesmente excelente pra quem se quer batizar num hex-and-counter. Já qt ao RftG prefiro antes o , mas confesso que aqui ser mais um problema genético a levar-me para essa preferência!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Retrato de soledade

Mais opiniões...

Tirando os pesos pesados, já clássicos : 1960, T. Struggle, também ia para o "Crossin Colors" do Johnny, o Aton e o Shanghaien.

Um porreiro é o Caylus Magna Carta. resulta bem. Dentro do heavy/hardcore, para boardgamers com imaginação, temos o Neuland - uma ganda malha, sem dúvida - e o grande, enorme!, Reef Encounter, que joga muito bem a 2.

PS 

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

À luz da minha

À luz da minha limitadíssima experiência de boardgames sugiro:

Carcassonne, Hunters & Gatherers (melhor do que a versão base) mas sem algumas peças que desequilibram muito o jogo se jogado a dois.

Dungeon Twister.

Alhambra.

Sérgio Mascarenhas

Retrato de pringi

Com esta pequena (grande)

Com esta pequena (grande) lista de jogos, a minha wishlist passou de uns 5 ou 6 jogos, para mais de 40 .....

A grande dúvida agora é... Que jogos comprar.... Money mouth 

Retrato de Tiago

Bem, não há muito mais

Bem, não há muito mais jogos que possa recomendar (quem é que eu estou a enganar é óbvio que posso!).

Se forem masoquistas podem tentar o

Já tenho jogado a 1 e a 2 e dá mesmo uma sensação de terror.

P.S.: Oops não li o "apenas para 2", fica a sugestão na mesma.

Φ

www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.

Sábios conselhos do Tiago: Não jogues de pernas para o ar, depois pensas que tás a ganhar e afinal tás é a perder.