Future Roleplaying
Submetido por xin3s a Segunda, 12/03/2007 - 14:33.
O que será que podemos esperar dos RPGs no futuro?
Será que vamos continuar as nossas sessões sentados a uma mesa com folhas de personagem à frente? Ou será que vamos passar a ter mass meetings através das webcams, ou até um live roleplaying onde podemos estar no trabalho enquanto descrevemos uma carga sobre uma party de orcs através do telefone e fica tda a gente a olhar para nós com ar de poucos amigos?
É assim tão importante ver as pessoas com quem estamos a jogar, as expressões faciais, a indecisão e até a hesitação?
- Clique Iniciar Sessão ou registar-se para colocar comentários
- 388 leituras

os meninos à volta da fogueira
Será que vamos continuar as nossas sessões sentados a uma mesa com folhas de personagem à frente?
Sim, é um reduto que resiste ao choque tecnológico :) Os RPGs podem inspirar muita coisa, incluindo filmes sobre vampiros e jogos online com milhões de utlizadores, mas o RPG tradicional tabletop está aqui para durar e o formato vai-se manter o mesmo - pois é justamente no convívio entre pessoas de carne e osso que esta actividade acrescenta valor e que consegue competir com ir ao cinema ou jogar playstation.
O que será que podemos esperar dos RPGs no futuro?
A minha aposta - o que não é necessariamente aquilo que desejo - é que os RPGs vão-se fundir cada vez mais com os jogos de miniaturas/cartas e com os boardgames. Acho que as empresas já perceberam que as pessoas precisam de um suporte material/visual para valorizarem um produto e que ler livros do tamanho de páginas amarelas está a ficar fora de moda.
Uma próxima edição de Dungeons & Dragons vai ser anunciada como um jogo de miniaturas com evolução de personagem e roleplay opcionais, indo ao encontro do que a grande maioria dos clientes já faz com o produto. Este "regresso ao passado" vai permitir um certo crescimento do hobbie e o início de um novo ciclo, mas já nada será como dantes.
Em termos de entretenimento, houve um avanço explosivo e as pessoas agora têem milhões de opções entre as quais escolher. O RPG tabletop será um grão de areia na praia. No entanto, há uma coisa na qual este hobbie sobresai: juntar amigos para contar uma história - e isso nenhum Blue-Ray ou miniatura de plástico consegue fazer. Isso será o futuro do roleplay.
Rick Danger escreveu: A
A minha aposta - o que não é necessariamente aquilo que desejo - é que os RPGs vão-se fundir cada vez mais com os jogos de miniaturas/cartas e com os boardgames. Acho que as empresas já perceberam que as pessoas precisam de um suporte material/visual para valorizarem um produto e que ler livros do tamanho de páginas amarelas está a ficar fora de moda.
Tenho exactamente a mesma impressão. Jogos de tabuleiro como o Arkham Horror e o Descent - em que os jogadores têm personagens que descobrem pistas, têm caracteristicas etc - podiam evoluir para RPGs com um suporte de miniaturas e podem dar uma ideia do futuro, nem que seja pela forma simplificada das regras e os inúmeros apoios aos jogadores: cartas de feitíços em vez de listas de feitíços :-)
Por acaso tem graça
Por acaso tem graça falares nisso. Apesar de uma situação diferente já há muito tempo que existe RPG no mIRC, eu inclusivé ja joguei alguns frisando principalmente o D&D e Starwars D20. Em ambos os casos gostei muito de o jogar e apesar de por ser escrito a coisa levar muito mais tempo, até por ordens de posting e tal, tras algumas vantagens. Tais como, atravez de um post detalhado consegues dar uma outra imagem do que estas a fazer, encaras o roleplay de uma maneira muito mais seria do que na mesa com amigos (nao que normalmente nao se faça quando o é preciso, mas estou a falar a um nivel completamente diferente) e por fim pode-se fazer free form roleplay sem DM, ou seja, nao ha DMmas a party se nao estiver numa situação de combate pode-se por apenas 2 ou 3 personagens a falar e interagir numa determinado espaço sem que precise da presenca do DM, apenas se informa o DM de possiveis coisas relevantes como, o character X agora ama ou odeia o character Y. Enfim muita coisa pode acontecer.
Apesar de isto tudo claro que jogar numa mesa é insubstituivel, nao ha nada como estar a mesa com amigos a jogar e a rolar dados, sejam eles para bater em alguem ou para convencar alguem do que se diz é verdade.
Com isto tudo quero apenas dizer que aquilo de que falas nao é impossivel mas que qualquer forma de jogo, seja ela velha ou nova, vai ter os seus lados bons e maus.
Suponho que os RPGs vão
Suponho que os RPGs vão continuar muito como são; dados, folhas de papel fotocopiadas das fotocópias das fotocópias da folha de personagem que está na última página do livro de regras, e muita, mas muita atenção a ouvir a voz e os detalhes que o Mestre de Jogo nos transmite.
Aquilo de que falas, das webcams e contacto por voz já existe um pouco hoje, são inclusivé ferramentas que já pensámos utilizar no grupo onde jogo, para colmatar distâncias e dificuldades na mobilidade. Existe software para tal e algum outro que pode ser adaptado.
Mas de algum modo, não sabe ao mesmo. É algo opcional, parece-me. Jogar assim, acho, é como estar no PC ou na PS2 ou algo semelhante: acho que, como perguntas, a piada está no contacto, nas expressões, interacções, ambiente, pacing (se calhar por isso é que os pbem não me encheram as medidas). É como comparar ler uma peça ou vê-la representada. Acho que as pessoas gostam e até aproveitam toda essa interacção.
Claro que, como diz o Rick, vão continuar a surgir novas opções e integrações de vários tipos de sistema, sejam cartas, cardgames, ou boardgames. Já existem vários roleplays que os utilizam, como o Deadlands, por exemplo. Mas por ora vão sendo variantes ao tradicional e mainstream, e não me parece que venha a ser esse o novo caminho, mas apenas um desvio opcional. A menos que alguém invente algo realmente revolucionário, claro.
E que tal...?
Um RPG viral? Ver isto.
"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa